domingo, setembro 25, 2005

Os objectos pós-modernistas

"Temos para nós que reduzir todo o sistema de sinais que existem acima do podium (três torres e uma banda em L) a apenas três torres, duas de escritórios e uma de habitação, como formas radicalmente diferentes embora também expressionistas, agora de raiz floral, poderia ser um aggiornamento profundamente eficaz e altamente excitante; ainda que de raiz pós-moderna free style. Para horror dos neo-racionalistas."

Come again?

Isto é o Arquitecto Tomás Taveira a falar (acho eu...) sobre a actualidade dessa catedral-do-fato-de-treino-que-agora-parece-que-já-não-quer-ser: as Amoreiras.

A minha palavra nova favorita é esta: aggiornamento. Tem muita pinta. Talvez dê jeito para engatar à porta da Casa da Música. (Se alguém souber o que significa, faça o favor de explicar à malta.)

Será que estes gajos falam assim nas reuniões de trabalho? Não há nenhum construtor civil, muito homem, assim com pelo na benta, que os ensine a dizer umas caralhadas ou até a falar direito? Que faz um arquitecto quando vai à obra? Escreve poemas no betão fresco? Ai senhor empreiteiro... Estes andaimes são tão inspiradores... Se me permite, acho que vou aggiornar!

5 comentários:

Sergio Figueiredo disse...

Bem, se nós formos a falar de priming também pouca gente perceberá.

Tiago Costa disse...

realmente :) tens razao...

mas o destino é tramado... horas depois de ter postado isto, deu na rtp memoria um programa qq sobre arquitectura portuguesa contemporanea, obras de vulto de grandes arquitectos portugueses... e ali estava eu siderado... passados uns minutitos, até já eu tratava o betao aparente por tu :)

no fundo isto é dor de coto. invejo mt os arquitectos (enfim, os de sucesso). aquilo é um profissao de sonho. e de fazer sonhar...

Anónimo disse...

O arquitecto TT é um exemplar degenerado da espécie, uma espécie de vendedor de banha da cobra, de caloteiro à solta, não se deve dar crédito ao que diz. Quanto ao que faz, há gostos para tudo. Como arquitecto, se tivesse que escolher uma obra dele, escolheria os filmes...

Tiago Costa disse...

"ai senhor arquitecto, que assim doi."

bruno maia disse...

público do dia 07 de outubro, algures num texto sobre a campanha no Porto: SIM, vem lá esta palavra esquesita e amigos, nem pelo contexto, eu consegui perceber o significado....