terça-feira, fevereiro 07, 2006

Um profeta para mim, outro para ti



"Na terça-feira o jornal pediu formalmente desculpas aos "muitos muçulmanos" que se ofenderam com a publicação de cartoons do profeta Maomé. Carsten Juste, editor do Jyllands-Posten, acabou por ceder "Eles ganharam. Penso que ninguém desenhará o profeta Maomé na Dinamarca nas próximas gerações. Devo dizer, muito envergonhado, que eles ganharam", dizia ontem em entrevista ao jornal dinamarquês Berlingske Tidende."

no Diário de Notícias

Estas coisas da liberdade são uma chatice.

Como dizia o outro...
The future teaches you to be alone
the present to be afraid and cold
'So if I can shoot rabbits then I can shoot fascists'

Bullets for your brain today
but we'll forget it all again
Monuments put from pen to paper
turns me into a gutless wonder

And if you tolerate this then your children will be next
And if you tolerate this then your children will be next, will be next
will be next
will be next

Gravity keeps my head down
or is it maybe shame
At being so young and being so vain

Holes in your head today but I'm a pacifist
I've walked La Ramblas but not with real intent

And if you tolerate this then your children will be next
And if you tolerate this then your children will be next, will be next
will be next
will be next

'And on the streets tonight - an old man plays
With newspaper cuttings of his glory days'

And if you tolerate this then your children will be next
And if you tolerate this then your children will be next, will be next
will be next
will be next

Alguns fascistas não têm bigodinhos, mas também parece que não gostam muito de judeus.

5 comentários:

Sergio Figueiredo disse...

O ódio crescente por constante discriminação em que se encontram os islâmicos (completamente explorados essencialmente por ocidentais - é difícil discernir entre eles) gera vários tipos de movimentos, alguns mais violentos que outros. veja-se a luta pelos direitos dos negros, nos EUA. Se é verdade que o movimento de MLKing era relativamente pacato, também é verdade que Malcolm X usava a força das armas (o chamado Black Power).

A culpa maior é nossa, por não sabermos respeitar as civilizações que não obedeçam ao padrão ocidental. É-nos impossível imaginar não sermos a sociedade mais perfeita.

bruno maia disse...

Sem dúvida que ao contrário do que muitos pensarão, o primeiro processo na alteração desta "paz armada religiosa" que se vive é explorarmos bem a nossa culpa, enquanto ocidentais! E só a partir daí podemos desligar a ignição que iniciou todo este separatismo e que foi uma ignição despoletada pela nossa sociedade dita ocidentalizada! Violência gera violência. Matamos 250000 iraquianos por petróleo, continuamos a apoiar um regime sionita que esmaga o direito de um povo ao seu bocado de terra!!! Assustamos e ameaçamos Irão, Coreia, Síria, cortamos relações com Cuba e Venezuela..... E depois fechamos os olhos às verdadeiras razões perante tanto ódio e violência.
Infelizmente somos postos no mesmo saco que os Americanos, mas na verdade era mesmo onde devíamos estar. Fazemos as nossas escolhas e as nossas escolhas escolheram cooperar com o sr. Guerra! Portanto, enquanto povo, também somos culpados!

bruno maia disse...

Mas se a culpa é maior do nosso lado, não sei e não interessa! O que acho é que neste caso as inconsequências naturais da liberdade de expressão deram origem a esta onda de fanatismo religioso, a qual eu não consigo aceitar! O fundamentalismo islâmico é, ele próprio a encarnação da xenofobia e das repressões da liberdade. Ele oprime o próprio mundo Árabe e subjuga os direitos individuais! E é ele que se manifesta nestas acções de violência inaceitáveis! O povo Árabe tem todo o direito de se manifestar contra estas caricaturas e digo mais, até tem a razão do seu lado para o fazer (porque elas são profundamente condenáveis). Mas de uma forma pacífica e respeitando a liberdade! Se há matéria para crime então criminalizem estes idiotas que publicaram esta idiotice! Agora responder desta forma NÃO - porque lá no fundo estamos a lidar com um direito inalienável, que é o direito à liberdade de expressão!

Tiago Costa disse...

Não me parece que nós para eles "sejamos todos iguais". "eles" não são necessariamente estupidos... alias, se os queridos lideres islamicos que lideram estas palhaçadas (ou foi o bom do cidadao comum da palestina q durante o pequeno almoço leu o jornal dinamarques Jyllands-Posten e se indigou? don't think so...) puxassem um bocado pela cabeça, chegavam à conclusão, que, por exemplo, a Autoridade Palestiniana, depende de ajudas externas, em qq coisa como 95% do seu orçamento. Considerando q a Dinamarca é um dos maiores, senão o maior, doador per capita, é fazer as continhas - nem todos os ocidentais sao assim tao maus. E se depois de ter mais um embaixada queimada a Dinamarca decidir fechar a torneira? E depois Hamas? era o Maome que vos salvava? O que faziam vocês com uma democracia em risco e ainda por cima na bancarrota?

Desculpem lá, mas como dizem no "Blog dos Marretas", "já n tenho pachorra para cagoes com medo da liberdade expressão".

Sergio Figueiredo disse...

O prejuízo também ataca dinamarqueses.

http://blogs.guardian.co.uk/news/archives/2006/02/09/bad_news_for_danish_goods.html