sábado, janeiro 07, 2006

Outras eleições

Fui hoje acordado para esta realidade, via mail:

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1243840


Primeiro:
Obrigado a quem enviou o mail, é bom saber que estou rodeado de pessoas atentas e informadas. Um abraço!

Segundo:
Eu sou obviamente distraido e muito mal informado.

Terceiro:
Não se passa nada por aqui. As eleições devem ter sido de outra "fap" qualquer.

Quarto:
Obrigado aeicbas por manteres as tropas informadas:

http://www.aeicbasup.pt/
noticiasDetalhe.php?idNoticia=164&PHPSESSID=
3b219b1e8dca34094ed97ac4bb103c7d


(o requinte dos requintes: avisar no dia anterior, que por acaso até é feriado de ano novo. É bem, assim os delinquentes que sairam na noite de ano novo - ou escolheram não ligar o computador no dia seguinte - têm o que merecem: não sabem de coisa nenhuma! Afinal quem os manda ser uns trogloditas que nem o site da sua ae sabem usar? Cartazes? ui... não, é caro! Blog? estás doido? dá muito trabalho... e depois ainda corriamos o risco de desviar atenções de uma certa cocktail party *tão fixe* - que tem direito a post e cartaz com uma boa semana de antecedência.)

Quinto:
Aqui está a lista vencedora:
http://jpn.icicom.up.pt/
2006/01/05/lista_a_vence_eleicoes_na_fap.html

Não tenho qualquer tipo de comentários, até porque, como já disse, estou mesmo muito mal informado. Basicamente, não tenho opinião formada e isso deixame um bocado triste. Enfim... mariquices!

Mas, aqui há opiniões dos que devem estar melhor informados:

A lista vencedora, "a":
http://jpn.icicom.up.pt/
2006/01/05/nao_somos_uma_candidatura_de_sistema.html

e a lista vencida, "z":
http://jpn.icicom.up.pt/
2006/01/04/a_fap_tem_uma_democraticidade_no_limite.html

E agora, sem querer tomar partidos, pois corro o risco de meter seriamente o pé na argola, acho esta ideia da rádio, embora não estupidamente original, fenomenal:
http://jpn.icicom.up.pt/
2006/01/05/fap_perdeu_o_contacto_com_os_estudantes.html

A lista "a" não a quer meter em prática?

Fazendo as contas:
Não me vou armar em analista politico-estudantil de esquina. O que sei sobre estas eleições aprendi nos ultimos 10 minutos na net, e o que sei sobre a fap vai pouco além da queima das fitas. E isso é estranho. Eu até admito que sou um tipo muito distraido, que le pouco, que ainda tem de pensar um bocado para distinguir os partidos de direita dos de esquerda, mas porra... Isto não parece um caso de "democracia às escondidas"? Estão com medo que alguém estrague o desenvolvimento do processo eleitoral com um pouco de discussão? Esta fap não parece realmente um bloco de cimento instalado no campo alegre, de onde o pouco que sai, sai envolto em nevoeiro?
E quem fala da fap, fala de outras associações, como a anem... eu não estou a discutir a importância/relevância/qualidade/produtividade destas instituições. O que estou a discutir é a sua capacidade de chegar aos alunos que representa. A sua capacidade de apelar à participação, a ideia que estão ao alcance, que existem para além das queimas das fitas e enems.
Todas estas estruturas parecem partilhar uma aura de secretismo involuntário, como se a invisibilidade fosse essencial ao seu funcionamento.
Eu não quero morrer burro fap. Vâ lá se colas uns cartazes.

12 comentários:

LC disse...

eu acho mt piada à FAP. Também devo ler pouco...mas quando no outro dia(até) li que havia duas listas para a FAP, uma encabeçada por um sujeito da JS e a outra por um da JSD, achei muita piada...

keep going

Sergio Figueiredo disse...

face ao númeroi ridículo de eleitores versus o número de alunos da academia acho que se pode concluir que o secretismo é voluntário. Envolve menos gente.

R.Noga disse...

Os fantasmas académicos do Porto, é isso?
ai não é nada, falha a minha!
Diz que eles às vezes até aparecem e dizem coisas do tipo: não vamos, não participamos, não nos manifestamos!

bruno maia disse...

Seria mto meu dizer: "vamos mudar esta merda e tal... cabe-nos a nós!!!" Mas a verdade é que não nos cabe a nós mudar seja o que for, por via institucional / representativa. Quem são os nossos representantes na FAP? A ae... Quem tem que exprimir junto desta sociedade secreta tipo illuminata, o nosso desagrado? A ae... Quem tinha o dever de consultar os seus estudantes antes de tomar uma posição? A ae... Algum de nós sabia que o voto da AEICBAS iria para a lista "a"?.... Pois é já sabemos a quem temos de bater à porta!!!! Mas está lá alguém para nos receber????? Não me parece!!!! Que raio de sistema tão bem criado... Cala-nos antes de nós próprios querermos falar...

Anónimo disse...

lol
oh Bruno, deixa-me rir.. só nao participa kem nao kere..

Dito dessa maneira nao só ainda podes ser levada a sério como ridiculizas pessoas que o não merecem, onde me incluo..

nao me posso demorar tenho de ir estudar, mas dps do exames venho responder a este post..

saudacoes

Tiago Costa disse...

n é bem assim colega.

bruno maia disse...

Dia 2 de Janeiro, faço das palavras do Jorge P as minhas:
"o requinte dos requintes: avisar no dia anterior, que por acaso até é feriado de ano novo. É bem, assim os delinquentes que sairam na noite de ano novo - ou escolheram não ligar o computador no dia seguinte - têm o que merecem: não sabem de coisa nenhuma! Afinal quem os manda ser uns trogloditas que nem o site da sua ae sabem usar? Cartazes? ui... não, é caro! Blog? estás doido? dá muito trabalho... e depois ainda corriamos o risco de desviar atenções de uma certa cocktail party *tão fixe* - que tem direito a post e cartaz com uma boa semana de antecedência"

Se ridicularizo alguma coisa ou não, não me interessa. Esta é a minha visão das coisas, que tem tanto valor como qualquer outra! E como até já estou nisto há quase seis anos e até me posso gabar de me ir mantendo bem informado, se calhar eu queria mesmo ser levado a sério!!

Anónimo disse...

Resposta ao post:

Em primeiro gostava de referir que o caminho da evolução passa inexoravelmente e indubitavelmente pela crítica. Verdade, mas a crítica útil é a crítica informada e esclarecida. Se soubessem os meandros da coisa, ou tivessem tido o cuidado de vos informar ficariam a saber as razões pelas quais os acontecimentos se desenrolaram como se desenrolaram.

1º o aviso foi no dia anterior pq só aí é que se chegou a concenso tanto com as listas candidatas como com os membros da AEICBAS, quanto ao dia para ser a sessão de esclarecimnentos. Foi em cima da hora, de facto, mas a culpa não foi da nossa AE, bem pelo o contrário. Gostava de salientar o pápel preponderante do presidente da nossa AE para que tal sessão realmente tivesse lugar.

2º: Os cartazes não apareceram pelo mesmo motivo, não dava para serem imprimidos tão em cima da hora, enquanto que o coktail do ENEM era uma actividade só nossa e como tal divulgada atempadamente.

3º: Todavia, tais factos não excluem o facto (desculpem a repetição mas tou cansado) da DAEICBAS ter legitimidade para decidir o sentido do voto da AEICBAS na estrutura FEDERATIVA que é a FAP.

Anónimo disse...

Resposta ao Bruno Maia

- "Mas a verdade é que não nos cabe a nós mudar seja o que for, por via institucional / representativa."

Pergunto: como pretendes mudar as coisas então? É que a única alternativa que vejo então é revolta, rebelião e sangue. Claro que tou a ser melodramático, mas gostava de saber que outra via tens em mente.

- "Quem tem que exprimir junto desta sociedade secreta tipo illuminata, o nosso desagrado?"

Pela constituição das coisas actualmente, o intermediário entre a FAP e os estudantes das respectivas faculdades são as DAE. Facto consumado e podemos fazer o paralello com as disposições nacionais, onde existe um intermediário entre o poder legislativo e o cidadão que é o deputado. Qualquer cidadão que tenho queixas ou revendicações pode-se referir ao seu deputado o qual tem o dever de o representar. Também vou salientar, talvez injustamente (e esta crítica parece-me de baixo nível, por isso não leves a peito), que não me recordo, nem fui informado que alguma vez (no presente mandato) tenhas vindo a DAEICBAS manifestar o teu desagrado sobre qualquer coisa que seja.

-"Quem tinha o dever de consultar os seus estudantes antes de tomar uma posição?"

A DAEICBAS tinha o direito mas não o dever de consultar os seus estudantes quanto à posição que ia tomar na FAP em relação às recentes eleições, como já referi no meu antigo post.

-"Pois é já sabemos a quem temos de bater à porta!!!! Mas está lá alguém para nos receber????? Não me parece!!"

Repito o que disse anteriormente, nunca te vi numa reunião da DAEICBAS revendicar nada e afirmo que claro que estão cá pessoas para receber as opiniões de todos os estudantes do ICBAS, foi para isso que fomos eleitos. Mas também não te podes esquecerque a tua opinião não corresponde à verdade absoluta nem pode primar sobre a vontade dos outros, excepto por modos democráticos. Também sei que sabes como se convocam RGA's e antes de ir tão longe existem mil maneiras de nos manifestares as tuas opiniões e os teus desagrados.


Para terminar, gostava de dizer que vejo a vida estudantil, associativa e democrática como sendo um modo de viver e de fazer fraterno. Acredito profundamente que nenhum princípio, por mais perfeito e altruísta que seja, se pode sobrepor aos indivíduos sob pena de perder a sua essência primeira. Somos uma instituição depouco mais de mil pessoas, onde não só estamos perto uns dos outros fisicamente como também o podemos estar de outras maneiras com o objectivo de dinamizar a nossa instituição, a nossa universidade, a nossa cidade e porque não o nosso país. Em uníssono podemos fazer muito mais e ir mais longe. Admito não perceber o porquê destas críticas, na maior parte infundadas, neste blog e não no blog da AEICBAS. Também não percebo a escolha deste formato em lugar da conversa e do debate. E se vocês querem mesmo mudar as coisas para melhor, e sei que querem, porque é que nunca vem a AE? Isto é uma crítica e um desafio de quem tem pena de não ter o vosso contributo de uma forma mais útil, oh pá, não tão contentes com qqcoisa vem a AE e falam!! As coisas são votadas e a democracia vence! Nãotem nada de complicado! Vcs são estudantes universitários, todos em cursos científicos, não acretido que sejam burros!

A sério que isto é chato, é pena e imjusto. Chato por k nao se muda nada assim, pena pq vcs podiam participar mto mais se o kerem e injusto para a DAEICBAs, para vcs e para os alunos k n participam mas podiam usufruir de tdo o k seria criado por vcs.

Saudações Académicas

Anónimo disse...

p.s. não reli, por isso se tiver erros ou for mal dito, sejam indulgentes, e Bruno em caso de dúvidas, fala com Christian Lopes

Email: internet@aeicbasup.pt

Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Largo do Professor Abel Salazar, nº 2
4099-003 Porto
Telefone: 351-22-3389251
Fax.: 351-22-3390546

Tiago Costa disse...

oi querido :)

em resposta à resposta ao post:

Em primeiro lugar...
["Se soubessem os meandros da coisa, ou tivessem tido o cuidado de vos informar"] - eu n sou gajo de "meandros"; meandros lembrame sempre becos escuros ou coisas da politicas. por outro lado, era exactamente ai que queria chegar: só sabe quem esta "dentro" ou faz um esforço enorme para se informar - e,se calhar, n devia ser assim.


["o aviso só foi no dia anterior...]
A culpa n á da ae? pois... então de quem é? minha?
provavelmente (e eu acredito que sim) até se fez o melhor que se podia, mas soube a (muito, ridiculamente) pouco.


[os cartazes...]
e cartazes a informar que até ia haver eleições? a utilidade? sei lá... qual é a utilidade de saber q houve eleições na palestina? just for the kicks... porque n uma sessao de esclarecimento com as pesoas da nossa ae que vao às reunioes da fap? eles devem saber mais do q eu quero saber de qq forma...


[Todavia... legitimidade e tal...]
mas eu discuti isso? haverá nas minhas palavras um significado supra terreno que ao autor escapa? eu acho muito bem que este tipo de decisoes seja tomado pelas ae. que sabia eu disto para tomar uma decisao? nada. o que critico é a "informação cinzenta", veiculos de informação cinzentos... o site da fap só agora publicita as tomadas de posse. das eleições nada. soube a pouco. isto parece um processo secreto! pq?

Com carinho por todo o tempo que perdeste a analisar as minhas opinioes duvidosas, um abraço :)

bruno maia disse...

"não me recordo, nem fui informado que alguma vez (no presente mandato) tenhas vindo a DAEICBAS manifestar o teu desagrado sobre qualquer coisa que seja.
a tua opinião não corresponde à verdade absoluta nem pode primar sobre a vontade dos outros, excepto por modos democráticos
Admito não perceber o porquê destas críticas, na maior parte infundadas, neste blog e não no blog da AEICBAS
As coisas são votadas e a democracia vence! Nãotem nada de complicado! Vcs são estudantes universitários, todos em cursos científicos, não acretido que sejam burros!"
Quem fala assim... sabe o que quer! Não sou nenhuma instituição, nem isto é mais do que um blog de um grande amigo meu, onde eu escrevo aquilo que lhe digo na cara todos os dias!
De facto concordo contigo quando dizes que é baixo acusares-me de não frequentar o espaço da DAE!! Eu diria que conhecendo minimamente as circunstâncias, isso chega a ser hipocrisia (desculpa a frontalidade, mas tinha de o dizer)! Há muita coisa anterior à tua chegada ao ICBAS que desconheces!
Já agora, tive conhecimento destas condicionantes das eleições da FAP ainda antes das férias, muita coisa podia ter sido feita nessa altura! Não digas é que não conheço os meandros da coisa, se calhar até os conheço melhor do que o que tu pensas!
Nenhuma outra resposta será dada neste blog a esta questão, pois a fulanização que imprimiste no teu post não se coaduna com a forma institucional com que pretende abordar as coisas! Repito: eu não sou nenhuma instituição!!!!