quarta-feira, agosto 24, 2005

inbox (1)

Mais uma pérola na minha caixa de correio:

"Estimados colegas

Para nos increvermos no 3ºAno só podemos ter 4 semestres em atraso (1 cadeira anual equivale a 2 semestres).Ou seja, com 5 semestres em atraso somos obrigados a ficar 1 ano a fazer esses 5 semestres sem podermos fazer nenhuma cadeira do 3ºAno. Estas condições mudaram, pois até ao ano anterior podiamos inscrever a 15 cadeiras independentemente do ano a que correspondiam.

Passem palavra pois esta informação é muito importante para muitos dos nossos colegas....

Bjs e abraços e continuação de boas férias (dentro dos possíveis)

Ps - esta informação foi-me dada na secretaria da faculdade"

Eu não vou comentar a mudança de condições de "transição". Não sei o que será melhor ou pior, não sei se os alunos universitários estão a precisar de uns reality checks, ou se são antes os conselhos pedagógicos ou científicos que estão desligados da realidade. Não sei qual é a norma europeia; mas, pensando bem, se o padrão for o mesmo que diz que a qualidade de um curso também se mede pelas semanas de aulas em bruto, estamos mal. (Só acho que obrigar alguém - por muito desleixado que tenha sido - a passar um ano a pastar, enquanto se arrasta à espera do exame desta ou daquela cadeira é uma estupidez e um desperdício de recursos humanos... ou será que a faculdade não é mais do que uma escolinha com tecto mais altos? não são também - ou não poderiam ser - os seus alunos verdadeiros resursos humanos?) Mas adiante...

O que me chateia um bocado, é eu saber desta mudança de condições através de um e-mail de um amigo, que por acaso tem cadeiras em atraso, por acaso foi para a faculdade estudar, por acaso passou pela secretaria e por acaso se deu ao trabalho de organizar um espécie de mailing list.

É bonito ver os laços criados dentro daquele instituto funcionar de forma tão organizada. É comovente ver a capacidade que as pessoas têm hoje em dia de se contactarem, assim tipo formiguinhas e os seus mensageiros quimicos. É lindo.

Por isso, obrigado Secretaria de Alunos. Graças à vossa total ineficácia em fazer chegar o que quer que seja aos alunos (se já se esqueceram quem eles são, abram a porta e olhem para o átrio...), eu tive a opurtunidade de ficar comovido ao ler o e-mail que transcrevi.

Muito provavelmente estou a ser injusto. Às tantas, assim só para chatear, eles até devem ter colocado um papelinho bem pequenino a avisar. Talvez bem escondido ali para os lados do Laboratório de Imunologia. Ao lado daquele post-it que afixaram o ano passado a avisar da mudança da data de pagamento das propinas.

Agora um bocadinho a sério... custava muito mandar um e-mail para os alunos? é só que eu gostava tanto de usar uma vez que fosse o meu lmed03129@icbas.up.pt... Custava assim tanto colocar um aviso na página do icbas?

E já agora, sou só eu, ou as decisões importantes parecem ser sempre tomadas em cima do joelho e quando ninguém está à espera? Entre uma época normal e a de recurso? Faz todo o sentido. (é que justiça seja feita, por muito eficaz que fosse a divulgação, nunca ia ser agradável).

Eu estou à vontadinha, digamos assim. Fui tendo alguma sorte este semestre. Mas para alguns colegas, de repente, este verão deve parecer um caldeirão de stress. Ou então não. Às tantas não têm a sorte de estar na tal mailing list.

Desta vez, eu adorava estar errado. A sério que sim.

12 comentários:

Sergio Figueiredo disse...

Bem, a história dos 4 semestres já é antiga na faculdade de ciências da UP por exemplo. A diferença é que cada ano tem, lá cerca de 8,9 semestres (portanto pode-se passar com metade das cadeiras atrasadas) enquanto nós temos 12...3 a 4 semestres a mais...e mais do que isto acho não ser necessário expor...

Anónimo disse...

Este regulamento de só se poder passar de ano com 4 semestrais ou menos já é aplicado no ciclo clínico e é uma lei que foi aprovada em 1999, só que o icbas nao a aplicou no ciclo básico.

Falta saber se pediram regime de excepçao à UP para fazer isso ou se apenas estavam a ser brandos na aplicaçao da lei.

Pior, decidiram isso no verao e nao só nao publicitaram, como tb nao está cá ninguem do pedagógico para esclarecer as pessoas...

...sem contar com o pessoal de 1o e 2o ano que nao está a par desta alteraçao e que pode chumbar por causa disto!

Portugal! (suspiro de profunda satisfaçao, um pouco como o suspiro de dever accomplished) Sempre igual a si próprio

Sergio Figueiredo disse...

Ach!Sempre a dizer mal do próprio país...porque é que temos que ser sensionalistas a ponto de só querermos reparar no que existe de mau. Caramba! Vivemos entre o bilião de habitantes mais ricos do mundo!

Anónimo disse...

Amigo, portugal tem muitas coisas muito boas que nao se encontram nem nos outros países ditos desenvolvidos, e eu sou o primeiro a gabar portugal tanto quando estou cá como quando saio do país. No entanto, objectivamente não podemos deixar de ser críticos em relação desresponsabilização que que é comum no nosso país, nem protestar contra a forma como a informação se processa em portugal.

Tiago Costa disse...

coisas mal feitas em portugal? tás maluco... se ainda tivesses vivido num país civilizado tipo o Canada (essa lenda urbana) ainda podias falar :)

mas coisas boas é uma fartura: o marisco, a cerveja, o sol, as gajas... oh! e o algarve!

Sergio Figueiredo disse...

...enfim, das experiências que tenho ouvido de amigos que foram em erasmus a qualquer outro país europeu, supostamente mais desenvolvido, a história é quase sempre a mesma: "aquilo ainda era mais desorganizado que a UP!".Mais, apesar de termos a pior média europeia a matemática, também é verdade que o programa é muito mais avançado que por exemplo o alemão. Não nos podemos deixar levar pelo sensacionalismo dos media, seja no que for. Tenho dito.

Sergio Figueiredo disse...

É que é incrível a facilidade com que se cai na vitimização!Para muita gente, a vida é bem melhor "lá fora"(seja lá onde isso for). Pois bem, ide para esse país milagroso!

Anónimo disse...

lol como soubeste k era eu? :p

Tiago Costa disse...

lops: "como é que soubeste que era eu?" esse sotaque de imigrante n engana ninguém pá! :)

sergio: "Não nos podemos deixar levar pelo sensacionalismo dos media" esses sacanas q inventam paises civilizados nessa europa destroçada pelo comunismo pá!

Sergio Figueiredo disse...

Oh!Sabes perfeitamente o que eu quis dizer...

Sergio Figueiredo disse...

Mas se queres ler algo sobre comunismo vai dar uma vista de olhos ao meu blog. Fui crítico.

Tiago Costa disse...

colega, estava a brincar. mas já me esquecia que é proibido fazer isso nos blogs.