terça-feira, julho 22, 2008

Fac 73



Blue Monday, New Order (FAC 73, 1983).

Estive a ver o 24 Hour Party People, por isso isto faz algum sentido.
É um documentário em formato ficção. Steve Coogan faz muito com o papel de Tony Wilson (gosto de pensar que é uma caricatura, mas tem muita pinta), a realização de Michael Winterbottom é divertida, tem estilo - o filme nunca parece "real" (Tony Wilson fala muitas vezes com o espectador, a narrativa é cortada por pequenas lendas e factos divertidos), mas parece ser fiel ao espírito do que realmente aconteceu, mais até do que à forma como aconteceu.

Tony Wilson é uma contradição na minha cabeça: o mesmo homem que ajudou a popularizar o pós-punk é o mesmo que "pôs o homem branco a dançar". E com esta me lixou.

Conta a lenda que Blue Monday, o single de 12" mais vendido de todos os tempos, no seu processo original de manufactura em die-cut fazia a Factory perder 5 pence por cada cópia comprada. Talvez não, mas isto era gente cheia de sonhos de qualquer maneira.

O designer habitual da Factory era um tipo chamado Peter Saville, que continua a trabalhar.
Esta é a minha capa favorita do senhor, se não de todos os tempos.

And I still find it so hard
To say what I need to say
But I'm quite sure that youll tell me
Just how I should feel today

É lenda, mas é uma particularmente divertida.

2 comentários:

Raquel disse...

O filme é muito bom! Infelizmente o realizador fez a seguir o péssimo "9 Songs" (não vejas!)

Anónimo disse...

Blue Monday foram todas as 2as feiras da minha infância... Melhor só mesmo True Faith!