domingo, junho 22, 2008

Aesthetics of Alienation


Gregory Crewdson (born September 26, 1962) is an American photographer who is best known for elaborately staged, surreal scenes of American homes and neighborhoods.

A partir da Wikipedia, descobri que:

Há um artigo de Gregory Crewdson da revista TATEetc. chamado "Aesthetics of Alienation", em que ele fala de Edward Hopper - o gajo dos Nighthawks - o que faz todo o sentido. Por se estabelecer um paralelismo com um pintor e pelos temas.

outro na revista Aperture, em que ele discute os seus métodos de produção e essas coisas. Essas coisas, são passagens como esta, em que descreve o método de selecção dos locais: "I spend almost every day just driving around. I drive around almost aimlessly. It's in some ways my favourite part, because there's no schedule." Este gajo vive no céu.

Gregory Crewdson é representado pela Lurhring Augustine Gallery e pela White Cube Gallery. A foto de cima não tem título, foi tirada no verão de 2004 e pertence à colecção Beneath The Roses. Não sei quantas violações de direitos de autor acabei de cometer, mas é por uma boa causa.

1 comentário:

Diana Martins Correia disse...

Sim, as semelhanças são impressionantes, os temas e os enquadramentos. Gosto :)