sexta-feira, dezembro 01, 2006

Por lá

Há uns tempos atrás, esta era a paródia:



Hoje a caixa dos iPods encolheu. Já não é cúbica, continua a ter bom gosto, mas já não é a mesma coisa - as caixas antigas (como a do vídeo, com o ipod de 1ª geração) davam a ideia que se estava a comprar qualquer coisa especial. Usando a máxima do IKEA, a Apple decidiu há uns tempos (quando o iPod se transformou em moda) não transportar ar de cada vez que vende um. Quanto maior a caixa, maiores os custos de transporte desde as fábricas da China até à Fnac de Santa Catarina - ou então, o espaço já não era preciso, uma vez que o iPod deixou de trazer coisas que ninguém usa como... um carregador de parede! (os produtos apple podem ser muuuito porreiros, mas os gajos sabem chular...).

Nestes tempos de Zune, a Microsoft parece ter aprendido algumas lições. Em alguns aspectos o seu novo leitor de mp3 é uma cópia chapada do iPod (da caixa, ao "look and feel" de toda a experiência de utilização). Em outros é muito melhor. Em outros muito pior. Quem vai comprar que escolha.

Mas, depois de ver o primeiro vídeo de publicidade ao Windows Vista, o todo poderoso sucessor do mais importante sistema operativo do mundo, só dá mesmo para sorrir...



Alguém foi pago para desenvolver esta publicidade?

2 comentários:

Anónimo disse...

Terás uma abordagem interessante no [geeks are sexy], se o visitares (isto se não o tiveres já feito).
O Zune é um fiasco. Maior, mais pesado, com menos capacidade (não esquecer que o iPod já vai nos 80Gb, enquanto o Zune tem apenas 30Gb), mais tosco. Como "atributos" tem um rádio (mas o princípio de teres um leitor é não precisares de ter rádio) e ser "social". Social...hummm...das duas uma, ou gostarás muito de saber o que uma pitinha ou velhote de 60 anos ouve, ou então terás muitas esperanças de encontrar Zunes compatíveis com o teu por aí. Fiasco, digo eu.

O Vista, já foi por mim experimentado numa versão beta, e embora bonito (quase tanto com o Tiger, onde se inspirou) é horrivelmente instável, pesado e lento. Para quem gostar de mexer e quiser fugir um pouco ao inalterável Mac Tiger, recomendo sériamente o Ubuntu LTS 6.10. É estável, bonito (ambiente gnome), e livre o suficiente para se mexer no PC como se quiser.

Tiago Costa disse...

pois... aquela história do wi-fi do zune é muito engraçada no papel, mas é estragada pelos DRM que tornam a coisa toda numa espécie de demo dela própria. Isto se conhecermos alguém, como tu dizes, que tb tenha um zune.

quanto ao windows, penso que é uma conspiração imperialista para obrigar o pessoal a comprar computadores novos. :) Aquela história, só para arrancar todo bonito já precisa de aceleração gráfica da pesada. Os sistemas baseados em unix realmente sao muito sexy, nao é? :)