quinta-feira, maio 25, 2006

(ontem) antes de dormir

[...]
Faz poucas semanas convidaram-me para encerrar
(que raio de palavra)
um congresso de médicos. Claro que não preparei nada. Não tinha tempo. Fui resmungando ao acaso. Lembro-me do início dos resmungos:
- Vocês pediram-me que viesse na suposição que um escritor diz coisas interessantes. Esperar que um escritor diga coisas interessantes é o mesmo que esperar de um acrobata que ande aos saltos mortais na rua.
Em regra só os artistas medíocres dizem coisas interessantes e tenho desconfiança instintiva dos verbosos, dos fluentes, dos engraçados, dos que dissertam, sem pudor, acerca do seu trabalho. Nunca conto a ninguém o que estou a fazer.
[...]

António Lobo Antunes, Epístola de Santo António Lobo Antunes aos Leitoréus, Terceiro Livro de Crónicas, Dom Quixote, 2005

E como vão esses saltos mortais?

1 comentário:

Sergio Figueiredo disse...

vulgo "cão que ladra não morde"