sábado, abril 29, 2006

Pecados pequeninos

Isto estava na capa do "Público" de hoje (Sexta, 28 de Abril de '06):















Ora, o artigo só fala de um "caso específico": aquele em que num "matrimónio heterosexual e monogâmico", o único, claro, em que se faz o amor, "algum ou os dois [membros do casal] estão infectados [com HIV]", e portanto "a utilização do preservativo é um claro caso do chamado mal menor".

E digo eu: mas se fizerem o favor de evitar...

E quais são os outros casos específicos? Uma violação mais higiénica (os violadores também podem ser Homens de Deus)? Relações homossexuais (ou, o amor) praticadas por homossexuais que não existem, mas ainda assim, se por acaso existirem estão de certeza carregados com o HIV?

Já estou a ver a próxima revelação:
"Bispos dizem que abusar de menores com rabinho redondinho "é um mal menor" em casos específicos."

3 comentários:

Sergio Figueiredo disse...

o curioso é que em teoria a tolerância devia ser mais fácil que a discriminação. Não nego a existência e permanência de preconceitos (porque jamais desaparecerão) mas a necessidade permanente de conflito intriga-me e entristece-me. Até porque vendo bem as coisas, noutras áreas (entenda-se) sou igual. enfim...

Fred P disse...

Na igreja gostam sempre de andar um passo atrás... vá-se lá saber porquê, né!? =p
É claro que agora eu podia começar a divagar para "na bíblia onde é que diz que não se pode usar preservativo" "porque raio não se pode praticar 'amor' sem fins procriativos, se no fundo foi amor que Jesus veio pregar à terra (e não o medo e o horror, como parece ser ideia da igreja... - porque afinal, qual seria o tão grande mal!?)" "será que o que quer que seja que diz a bíblia, é assim tão taxativo, ou é afinal sujeito a uma interpretação (talvez mais tendenciosa dos clérigos?)?"...
Mas vou-me restringir ao básico: cá para mim, a igreja pensou que se não os poderia vencer, o melhor era juntar-se a eles. E como estava a perder 'audiências' desde que há fumo branco, e também com as guerras religiosas, e já agora, também com o público em geral que cada vez menos quer saber dos preconceitos eclesiásticos (quer sejam devotos ou não, praticantes ou não, 'qualquer-coisa' ou não!), resolveu criar todo este mediatismo para dizer: "malta, afinal não somos assim tão maus! somos só menos um bocadinho maus do que vocês acham...!"

lu disse...

Por acaso eu que até sou católica (em fase de questionamento mas ainda assim.. católica), fiquei escandalizada por esta atitude.. acho pior que mal vir dizer que tudo bem usar preservativo com X, Y, e Z condições totalmente ABSURDAS!!!
Enfim, achei inda pior isto do que a atitude parva anterior que simplesmente se encarava como ignorância.. afinal eles sabem que o preservativo protege, sabem que existem relações sexuais e mesmo assim ESCOLHEM negá-lo... Triste muito triste com a igreja..

Ahh e concordo com o FP quando diz aquelas tretas do amor para todos e blablabla!!!