segunda-feira, dezembro 26, 2005

talking 'bout revolutions

Qual será a sensação de mudar o mundo, criar linguagens, hábitos e construir parte do imaginário mundial? Como sentem Jobs, Gates, Torvalds? A uns meses de novo salto (ou queda?), tem a sua piada pensar nas consequências de simplesmente chamar a um qualquer botão, que na verdade nem "existe", "iniciar". Digo isto porque o Windows 95 é o primeiro de que me lembro verdadeiramente... ainda instalado em diquetes de 3.5", ali começava uma endoculturação muito especial, até porque é quase invisivel de tão importante.

Onde alguns vêem um sistema operativo pesado, com demasiadas linhas de código para ser elegante, preso ao passado, pouco estável, peça central de um monopólio do mal; eu, na minha visão informato-ignorante, vejo uma espécie de milagre, que corre (mesmo que às vezes mal e porcamente) em tudo o que lhe dermos, que se instala mais facilmente do que muitos leitores de dvd e que não precisa de "quase" mais nada para funcionar. E que qualquer tipo com meio palmo de testa percebe em meia hora.

O linux é feito por tipos especiais para tipos especiais, e dá mais dores de cabeça durante a instalação e configuração do que o primeiro mês de windows. O mac os x é lindo de morrer, elegante como tudo, mas é feito a pensar "naquele" hardware e "naquele" software - e assim é muito mais fácil (e sim, eu *adoro* o ipod e morro por ter um mac). O bicho da microsoft tem de saber lidar com tudo, desde servidores de rede até computadores de escritório e máquinas de jogo para adolescentes. E isto parece uma espécie de milagre.

Mas ok, o mac os é lindo!

6 comentários:

Sergio Figueiredo disse...

Os mac são pouco performantes porque a tecnologia que usam é muito testada, e como tal, ultrapassada. Mas quanto a aspecto, experimenta ver a shell "gnome" do linux - supera tudo. Mas podes ter o ambiente Panther num vulgo PC - existe software para isso.

Tiago Costa disse...

os macs são pouco perfomantes? n sei... mas se o são, n é com certeza da tecnologia ser "muito testada" :) o GUI do mac os x chama-se Aqua. Panther é o nome de código de uma das versoes (cheetah, jaguar, panther...) e há software para os pcs, mas n corre com aquela classe... mas enfim, se é bonito ou n é o menos importante. e n acho o gnome do linux tão bonito quanto isso, pelo menos o interface padrão é até um bocado feiote... lembra os antigos mac os. mas shells deve ser o que n falta.

Anónimo disse...

"Talking about revolutions, we all want to change the world..." - Revolution from THE BEATLES!!

no meu humilde ponto de viste a informatica é magia, m n como akela dos ilusionistas, k como o nome o indica é ilusao, mas magia mm!! e isso ajuda-m a ultrapassar os momentos de crise qdo o computador encrava, pq a culpa n é minha..... apenas n sou nenhum feiticeiro.. :)

Sergio Figueiredo disse...

A shell disponível para PC (tanto quanto sei) é panther. E concerteza não viste o último gnome.

Sergio Figueiredo disse...

Mas fizeste-me investigar algo, cuja conclusão não te deixará muito feliz: o Creative Zen Touch tem som mais fiel (consideravelmente) que o iPod, mais ou menos pelo mesmo preço (pelo menos foi o que me pareceu em diversos reviews)...diabos levem o marketing...

Tiago Costa disse...

há coisas que o dinheiro n compra... nomeadamente aquilo que nos atrai para um determinado objecto. sinceramente, até nem duvido nada que o creative tenha muito melhor som e "value for money" (tem mais funçoes, vem melhor equipado - trás tipo, um carregador!, que na apple custa mais 30€ -, a bateria é removivel e de maior autonomia...). mas enfim, há coisas que o dinheiro n compra... e eu nem consigo explicar o que me atrai para o tijolo branco. se calhar é a facilidade de utilização, se calhar é a elegancia... se calhar é porque o meu vizinho também tem um (ou melhor ainda, n...)... Tem pior qualidade de som? Ai aquilo dá musica? :)