sexta-feira, setembro 02, 2005

(it was) oh, so quiet!

"Avisam-se todos os alunos do ICBAS que a Associação de Estudantes e os representantes dos alunos nos Conselhos Directivo e Pedagógico, após reunião, estabeleceram as 13 horas do dia 3 de Setembro (Sábado) como limite para a revogação das alterações ao regime de transição de ano na inscrição 2005/2006 nas 3 licenciaturas.

Caso esta revogação não se verifique até ao limite citado, medidas drásticas serão tomadas."

in aeicbas.blogspot.com

Por favor não tirem as máquinas de café do átrio. A sério. É que isto sem casas de banho até vai lá, agora, sem cafeína...

Vamos lá ver então o que acontece no (em tempos) sereno e encantado Reino da Ciência, Biologia e Medicina da irredutível Freguesia de Vitória, na não menos invicta Cidade do Porto.

9 comentários:

Anónimo disse...

O texto abaixo foi divulgado pelo Prof. Eduardo Rocha presidente do Conselho Pedagogico do ICBAS no mesmo hoje dia 2 de setembro 2005

CONSELHO PEDAGÓGICO - ESCLARECIMENTO - NO ENTENDIMENTO DO PRESIDENTE DO
CONSELHO PEDAGÓGICO, AS INDICAÇÕES DIVULGADAS NO ICBAS PARA INSCRIÇÕES 05/06 VIA
INTERNET NÃO INVALIDAM QUE HAJA LUGAR A INSCRIÇÕES "OFFLINE" NA SECRETARIA DE
ALUNOS PARA TODOS AQUELES QUE A ESCOLA CONSIDERA PODEREM USUFRUIR DO REGIME DE
"ATÉ 15 DISCIPLINAS", CASO REPROVEM A MAIS DO QUE "4 SEMESTRES". ENTENDE-SE
DESDE LOGO QUE A REGRA GERAL ANUNCIADA DE TRANSIÇÃO DE ANO COM BASE NUM LIMITE
MÁXIMO EQUIVALENTE A 4 DISCIPLINAS SEMESTRAIS É A NORMA A APLICAR A INSCRIÇÕES
"ONLINE" E AINDA AOS ALUNOS QUE SE QUERIAM INSCREVER NOS 3º AO 6º ANO DE
MEDICINA. OS RESTANTES ALUNOS, REPROVADOS A MAIS QUE "4 SEMESTRES", PODERÃO
INSCREVER-SE ATÉ AO LIMITE EQUIVALENTE A 15 DISCIPLINAS SEMESTRAIS, SE ASSIM O
DESEJAREM, E SEM PREJUÍZO DO ANUNCIADO "ONLINE". (COM EXPECÇÃO PARA A INSCRIÇÃO
NO 6º ANO DE VETERINÁRIA, COM NENHUMA EM ATRASO). CADA ALUNO É LIVRE DE
APRESENTAR O SEU CASO PARTICULAR À GESTÃO. ESTE ENTENDIMENTO TERÁ DE SER
CONFIRMADO (NA PRÓXIMA 2ª-FEIRA) PELO PRESIDENTE DO DIRECTIVO. PORTO E ICBAS, 2
DE SETEMBRO DE 2005. O PRESIDENTE DO CONSELHO PEDAGÓGICO, PROF. DOUTOR
EDUARDO ROCHA.

Tiago Costa disse...

ah... pelo que percebo, assim de repente, estamos abertos a caprichos :)

ou o aviso à porta da secretaria é para os apanhados?

Anónimo disse...

Nao sei se um ou outro... o que tenho de admitir é que a lógica utilizada para administrar este Instituto infelizmente não m é accesível... Anseio pelo dia em que virei a entender o pensamento dos nossos ilustres dirigentes e a sua lógica transcendente para o comum dos mortais...

enfim... vidas...

Sergio Figueiredo disse...

Acho que não é do interesse deles que nós saibamos o funcionamento geral do ICBAS (bem como da reitoría) porque existem demasiados mecanismos obscuros que não devemos conhecer. Não quero ser desagradável (aliás dá-me a entender que usaste a expressão com sarcasmo) mas esperar entender um dia o que eles querem fazer é ser ingénuo.

Anónimo disse...

De facto estava a ser sarcástico, mas nao concordo, nem sou adepto, da teoria da conspiraçao e acredito sinceramente na boa fé das pessoas.

Aliás, nao podemos esquecer que eles se retrairam e revogaram o "novo" regime de transiçao curriculare, essa atitude quase que nos obriga a dar-lhes o benefício da dúvida quanto às suas intenções. E nestes casos em que a informação é filtrada e distorcida (muito provavelmente involuntariamente) por tantas pessoas torna-se muito difícil chegar à "história original" e saber como é que as coisas realmente se desenrolaram e quais os motivos que levaram às tomadas de decisão. Apesar disto, não deixo de achar que a atitude deles foi incorrecta e revela uma nítida imcompetência, pelo menos neste caso. Mas daí até insinuar que tudo é feito com 2as e sabe-se-là 3as :) intenções acho que é especular em demasia e julgar injustamente.

Talvez seja ingenuidade minha mas como isso me permite ver o melhor das pessoas não abdico dela e até acho que é a minha melhor qualidade. :)

Isto, claro, é só uma opinião....

Tiago Costa disse...

n acho realmente que hajam "más intenções" quando se tomam decisões destas :)

só acho, é que muitas vezes, parece haver um certo distanciamento da realidade, como se aqueles que tomam as decisoes estivessem totalmente desligados daquilo que realmente acontece... como essa n pode ser a realidade, n percebo de onde veem certas ideias de génio :)

más intenções? n acredito... mas alguma coisa n pode estar bem.

Sergio Figueiredo disse...

Ninguém falou em más intensões. Falou-se sim na ocultação das iniciativas tomadas, algo completamente diferente. Tal não significa que as decisões sejam tomadas por "má intenção" mas significa que não são publicadas por desleixe conveniente, ou seja, é melhor que nada se saiba ou quanto mais tarde melhor.
E o curioso é que o mundo acaba por funcionar todo assim. Toda a gente pensa ser perfeito até acontecer qualquer coisa que mostre que nem tudo funciona assim. Daí, a ingenuidade não ser propriamente uma virtude (embora possa ser encarada como tal) mas sim uma atitude, infelizmente não muito realista (e claro, toda a "teoría da conspiração" padece do mesmo problema).

Anónimo disse...

Concordo ctg Jorge P,

de facto algo não está bem. Na minha óptica resume-se uma vez mais à incompetência generalizada que assola este país. Depois desta "palhaçada", mais uma vez ninguém vai ser culpado ou repreendido e fica tudo igual. Os cargos não são dados às pessoas mais capazes mas sim às que tem mais antiguidade ou mais "conhecidos".

Sergio Figueiredo,

"desleixe conveniente" implica necessariamente intencionalidade, nesse caso pergunta qual a intenção? Se a decisão nos prejudica claramente então obedecendo à mesma lógica a divulgação tardia foi feita com má intenção. No entanto, repito, a decisão foi revogada, logo as conclusões a tirar disto não são tão lineares assim. Outra dúvida: "é melhor que nada se saiba ou quanto mais tarde melhor", com que finalidade? Até se saber disso não acho que se possa julgar até porque isso não passaria de especulação.

Quanto à minha so called ingenuidade.. lol seja ela uma atitude, um defeito ou uma virtude, continuo a gostar dela, realista ou não.. e claro que a tua visão dela a ti te diz respeito e é tão válida quanto a minha, no entanto o meu modo de vida, que inclui a supradita, já só a mim interessa...

...e tb acho que se as pessoas tivessem todas um pouco de ingenuidade ou naïveté, e não pessimisto, suspicionismo e outros, o mundo seria sítio melhor para se respirar...

abracos e saudacoes

Sergio Figueiredo disse...

Utopias...mas é curioso como apesar da tua "atitude/virtude" ingénua conseguiste imaginar nas minhas palavras as tais "más intenções" que supracitaste. Mais ainda, partilhas a opinião de tudo isto foi um erro por isso a pergunta é: qual o motivo de gerar um conflito (saudável) comigo quando tal não era necessário? Reposta: puro entretenimento "mal intencionado". Tudo gira à volta do mesmo. Ninguém faz nada pelos outros sem que isso o beneficie, seja em que campo for, incluindo o aumento de orgulho e honra perante um sacrifício, etc...E isto aplica-se a todo o lado. Não existirá nunca um professor que ensine apenas para ensinar, nem um presidente que dirija algo apenas por dirigir. Essa ingenuidade faz com que o mundo pareça bonito, mas transborda hipocrisia de sociedade, com interesses obscuros escondidos atrás da conduta própria de ocidentalidade.
O único mundo que conheço, o ocidental, resume-se a isto: como estar na sociedade, como usar máscara conveniente a essa mesma sociedade. E tanto eu como tu fazemos isso intencionalmente.