domingo, julho 17, 2005

Numbing

I found your photograph in a cardboard box in a magazine
I can't remember you, remember us or anything
I taught you how to feel, but you just feel numb
They taught you how to feel, but you just feel numb

She comes apart in the avalanche
Fades out like a dance
Crawls back into bed
And it's over

- Avalanche, by Mr. Ryan Adams

É favor não confundir com aquele senhor de nome parecido mas que nasceu uma milhas acima, naquele país onde se falam duas línguas e onde existem sistemas sociais que funcionam.
Aposto que isto vai confundido aqueles que acreditam no "milagre Cubano". Ou não será o Canadá uma versão asséptica do capitalismo, como uma Cuba do "1º mundo" - mas sem essas coisas chatas dos embargos, ditaduras, pobreza e nomes de heróis comunistas mortos em tudo o que é edificio público.

Fotografia Mental: Auditório Karl Marx, toda aquela gente siderada com o som de uma guitarra distorcida enquanto os Manic Street Preachers dão um soco publicitário de prazer pessoal. Ou ver o (re)nascimento do Rock, 50 anos depois, do outro lado de um muro que já caiu há uns 15. Ou qualquer coisa de profundamente errado quando uma parte do mundo recebe estrelas do rock em crise de meia idade como se aquele fosse a luz do amanhã, um admirável mundo novo na forma de sons sintéticos.

Show me a wonder you can't be sure of.

4 comentários:

Sergio Figueiredo disse...

Acho que a minha posição é conhecida: não podemos avaliar a "miséria" de vida em Cuba sem sermos habitantes dela. Do mesmo modo se pode dizer que um peixe é amarelo quando os desta espécie só vêem de roxo para cima. O que a nós parece miséria (sim "nós", porque é inevitável que eu também afaste a possibilidade de querer viver assim - sou filhinho de um mundo ocidental) pode ser um mundo maravilhoso. Até porque há muito sol e charutos.

Tiago Costa disse...

de acordo. aliás, comparado com outros paises "terceiro mundistas" cuba é provavelmente um magnifico caso de sucesso... o q n entendo e n aceito é a ditadura, a castração da liberdade em honra de supostos ideiais libertários - e a contradição que me revolta. como disse um dia MEC, fidel é um "genial filho da puta".

de qq forma, aquela era só uma "opiniao muito mal informada", uma especie de visão pessoal dada pelas cnn deste mundo...

Sergio Figueiredo disse...

Também Hitler e Estaline eram geniais, e veja-se o que fizeram. Por outro lado Bush é o presidente de uma das nações livres históricas. Estará a genialidade proporcional à ditadura?

Sergio Figueiredo disse...

Por outro lado, existirá medo de Castro em vir a ser representado por alguém manipulável que acabe por corromper o sistema por ele criado? Como um pai que teme ver o seu filho sair da sua protecção? Acho que seriam poucas as pessoas que manifestariam oposição aos EUA da mesma maneira que ele o faz. Uns milhõezitos de dólares subornariam qualquer um...menos Castro. Presumo que seja este o motivo maior mas lá está, sou muito suspeito.